23.8.21

Balões de Pensamento

Balões de Pensamento é o primeiro livro do tradutor e jornalista de quadrinhos Érico Assis e reúne uma seleção das colunas publicadas entre 2010 e 2013 no site da Companhia das Letras. Dito assim, dá a impressão de um livro chapa branca, centrado nos lancamentos da editora e anódino. Não é assim, mas uma coletânea de preocupações, lembrancas e causas ao mesmo tempo pessoais e de todo leitor de quadrinhos de uma certa idade.

Se você vem prestando a atenção na cena de quadrinhos brasileira da última década, certamente já se deparou com o trabalho de Assis, seja como tradutor (de Retalhos à biografia de Jack Kirby, mais ou menos cronologicamente), colunista (no Omelete e na Companhia das Letras) e resenhista em uns jornais e revistas. E nos três papéis com igual competência e cuidado. Sem polemismo bobo, sem tentar criar uma "marca", sem diminuir ou exagerar as questões que aparecem no mundo dos quadrinhos e com mais conhecimento e atenção do que a maioria dos "colunistas" e "influencers" por aí. E, muito importante, sem perder o entusiasmo com o meio. É isso que você encontra em Balões de Pensamento.

Acho um desserviço ao livro destacar algum de seus textos - as colunas ainda estão no site e você pode conferir. Acho só que vale mencionar que o livro contra com novas ilustrações de André Valente, Gabriel Dantas, Samanta Flôor, Ing Lee e Wagner Willian.

Ler Balões de Pensamento foi muito satisfatório para mim, por algumas razões. A primeira é que eu vivi experiências semelhantes às relatadas no livro - do desprezo manifesto das pessoas pelos quadrinhos aos sucessos cinematográficos e "respeitabilidade", passando pela descoberta da Wizard (a minha foi a 27), na época que ter esse tipo de informação te tornava o nerd mais cool do bairro. E conheço o Érico desde o final dos anos 90, quando nos batemos em alguma lista de discussão e começamos a conversar e comprar os gibis um do outro. Mas, mais que ver um amigo "chegar lá", fico muito contente de ver o amadurecimento de um crítico com o conhecimento e empolgação que os quadrinhos merecem.

Nenhum comentário: